O telhado verde exerce várias funções. Ele proporciona conforto térmico, ao interior da edificação, cria um ambiente natural sobre uma laje, retém água pluvial.
Os sistemas de telhado verde possuem baixa carga. O peso por metro quadrado poderá variar conforme o sistema, a quantidade de água do reservatório e tipo de vegetação. Em geral a carga é a partir de 80 kg/m².
O telhado verde atrai borboletas, besouros, joaninhas e outras espécies de habitat externo à moradia. Esses insetos são essenciais à vida de outros seres, como os pássaros. Já insetos que preferem o interior das casas, como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, são atraídos apenas por detritos humanos. Aliás, uma das vantagens é restabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.
A laje fica totalmente isolada do substrato, deixando a laje ventilada e evitando problemas com raízes, entupimentos e infiltrações.
Não, nosso telhado verde apenas é possível em lajes, elas sendo inclinadas ou não.
É necessário uma laje devidamente impermeabilizada, com vigas de borda de no mínimo 10cm (para o substrato não cair pelas laterais) ralos e um ponto de agua e luz para a irrigação.
A mesma quantidade indicada pelo arquiteto/engenheiro de como se fosse apenas uma laje. O telhado verde não aumenta a necessidade de novos ralos.